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Linguagem e escola: para uma desnaturalização da língua oficial.

O objetivo central é estudar algumas das dimensões que intervêm na problemática da discriminação linguística (e social) no âmbito educacional. Optou-se por priorizar uma dessas dimensões: o estudo da constituição e imposição da variante oficial da língua. Partiu-se da hípótese de que essa variante possui uma gênese histórica que remota à etapa da constituição dos Estados Nacionais modernos e que o desconhecimento dessas determinações leva à crença progressiva na excluiva legitimidade de tal variante. No âmbito escolar, esse desconhecimento poderia explicar a manutenção de práticas linguísticas discriminátorias. Realizou-se um estudo aprofundado da constituição da língua oficial num contexto específico, a Argentina, e analisaram-se fontes do período da formação do Estado Argentino. Observou-se que os debates acerca da língua oficial têm assumido ao longo da história um caráter eminentemente poítico. Efetuou-se, ainda, uma abordagem teórica da problemática em questão e uma pesquisa empírica que consiste em uma entrevista aplicada a 15 professoras que atuam em escolas públicas primárias da cidade de Buenos Aires. O objetivo é conhecer suas idéias e representações com relação à gênese da língua oficial e ao reconhecimento de variantes linguísticas não-padrão. A pesquisa revela que a concepção de língua que subjaz o discurso docente é a da língua oficial, standard. Essa concepção faz com que as demais variantes sejam consideradas ilegítimas e defeituosas. Constatou-se que as professoras desconhecem a gênese histórica da língua oficial e seu caráter político. A partir daí, reflete-se acerca das formas como essa situação se manifesta nas práticas pedagógicas e da importância de considerar as determinações histórico-políticas da variante oficial de qualquer língua para o estudo da problemática da linguagem no contexto educacional.

Nome do Autor: BERENBLUM, Andrea Sônia
Nome do Orientador: Gloria Ponde
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

BERENBLUM, Andrea Sônia. Linguagem e escola: para uma desnaturalização da língua oficial. Niterói: PG em Educação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, 1996. 150p. (Dissertação de Mestrado).