Abec

Abec


     

No caderno da criança o retrato da escola.

A pesquisa teve por objetivo identificar e analisar a realidade escolar da criança de 1a série a partir do estudo de seus cadernos, procurando caracterizar, através destes, o seu primeiro ano de escolaridade e a forma como este se revelava em seus registros, sobretudo no que se refere à concepção de ensino/aprendizagem, à relação professor-aluno e à relação de ambos com o conhecimento. Foram analisados todos os cadernos de Português e Matemática utilizados por onze crianças que, em 1987, cursaram a 1ª série do 1º grau em cinco escolas da rede pública de Belo Horizonte e de duas outras cidades do Estado de Minas Gerais, Contagem e Sete Lagoas; das cinco escolas, quatro eram escolas representativas da escola pública em geral, a que pertenciam 7 crianças, e uma procurava desenvolver um trabalho qualitativamente diferente, a que pertenciam 4 crianças. Realizaram-se também entrevistas com crianças, professoras e especialistas e observação de algumas atividades executadas nas escolas. A análise permitiu identificar duas práticas diferenciadas existentes nas escolas públicas: uma prática em que a alfabetização, bem como a aprendizagem da Matemática, se faziam por memorização, de forma padronizada e descontextualizada, sendo a alfabetização concebida apenas como aprendizagem de um código; outra prática em que a alfabetização, como também a aprendizagem da Matemática, se faziam através da construção de conhecimentos, de forma contextualizada e respeitando a singularidade e pluralidade dos alunos. A autora concluiu que as evidências encontradas indicaram a existência de concepções diferenciadas a respeito de educação e sociedade, de homem e conhecimento, e que os aspectos detectados no caderno escolar extrapolavam o estritamente pedagógico, dizendo respeito também ao papel da escola numa sociedade de classes.

Nome do Autor: FARIA, Vitória Líbia Barreto
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência: BARRETO, FARIA, Vitória Líbia. No caderno da criança o retrato da escola.. 1988. Selecione tipo de trabalho... (PG em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, , 1988.