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O processo de aquisição da leitura e escrita: estudo de casos em escolas de Uberlândia

Por meio da replicação dos procedimentos de investigação utilizados por Emília Ferreiro e colaboradores, para a caracterização do processo de aprendizagem da leitura e da escrita pela criança, a pesquisa teve por objetivo verificar se os resultados dessa investigação constituem referencial adequado para conhecer algumas das condições cognitivas e de compreensão de conteúdos ligados à alfabetização de crianças, numa situação concreta. A pesquisa foi realizada durante o ano de 1987 em 6 escolas da rede pública estadual da cidade de Uberlândia, Minas Gerais, sendo 4 escolas situadas na periferia da cidade, atendendo a uma clientela de baixa renda, e duas localizadas na região central, freqüentadas pela classe média. Foram entrevistadas em dois momentos  no início do ano letivo e no segundo semestre do ano - 48 crianças de ambos os sexos, matriculadas na 1a série, com idade de 7 anos já completos. Além da idade comum a todos os sujeitos, foram consideradas ainda as diferenças relativas à classe social e o nível de escolarização já obtido (crianças com e sem pré-escola). Os procedimentos foram os mesmos utilizados na pesquisa desenvolvida por Emília Ferreiro. Os resultados revelaram certas variações nos desempenhos das crianças, quando comparados aos do estudo original. As diferenças observadas entre os grupos estudados evidenciaram que o caráter construtivo na aquisição do código escrito se manifesta em níveis diferentes: os níveis evolutivos encontrados nos grupos demonstraram que, apesar da semelhança em relação à seqüência das etapas de aquisição da escrita, às hipóteses levantadas diante de conflitos cognitivos e às soluções propostas, o ritmo e o nível de evolução apresentaram-se diferentes entre as crianças. Essa diferença, favorável às crianças de classe média, é explicada pelas condições de vida dessas crianças, que têm acesso e contato com material escrito desde cedo, e pela freqüência à pré-escola. A autora destaca a influência da escolarização e da qualidade da ação pedagógica para orientar a criança em direção a compreensões ou patamares mais avançados e elaborados.

Nome do Autor: Lúcia Helena Borges de Carvalho
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1990
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARVALHO, Lúcia Helena Borges de. O processo de aquisição da leitura e escrita: estudo de casos em escolas de Uberlândia. 1990. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.