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Percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita.

O trabalho analisou algumas relações entre percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita, objetivando encontrar algumas respostas quanto à percepção visual como uma manifestação do desenvolvimento cognitivo. Foram sujeitos de pesquisa 60 alunos da 1ª série de escola pública de periferia urbana de Porto Alegre - RS, divididos em 3 grupos de 20 alunos repetentes (R), alunos iniciantes sem escolaridade anterior (I) e alunos que freqüentaram a pré-escola no ano anterior (P). Os grupos foram comparados quanto percepção visual, quociente de inteligência, sexo e idade no início do ano e no final foram aplicadas provas de discriminação de letras, reconhecimento de palavras, leitura, compreensão de leitura, cópia e ditado, sendo novamente avaliados em percepção visual. Constatou-se que os grupos não apresentaram diferenças significativas em quociente de inteligência, sexo, percepção visual e desempenho em leitura e escrita (no início do ano) e quanto à idade e percepção visual (no final do ano) constatou-se diferenças significantes entre o grupo P e os grupos R e I, no que diz respeito à idade e percepção visual. A autora considera que a entrada na escola em idade mais precoce como importante para a criança que não tem oportunidade de aproximação do símbolo escrito em seu ambiente familiar.

Nome do Autor: TOSCHI, Eny
Nome do Orientador: José Fernando Bitencourt Lomônaco
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psiconeurologia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

TOSCHI, Eny. Percepção visual e aprendizagem da leitura e escrita. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1989. 184p. (Tese de Doutorado).