Abec

Abec


     

O coordenador pedagógico na rede oficial de ensino de São Paulo: relato de uma experiência de alfabetização.

Este trabalho é o relato de experiência vivida pela própria autora, como coordenadora pedagógica de uma escola de 1º grau da rede estadual de ensino de São Paulo, situada em uma região periférica da cidade de Mogi das Cruzes, escola escolhida para implantação de um projeto de alfabetização, o "Proleste", desenvolvido no período 1977 - 1985. Os objetivos foram: resgatar a figura do coordenador pedagógico como elemento atuante no interior da escola, para a promoção de uma educação concebida como uma ação coletiva; oferecer uma contribuição para a construção de um modelo de coordenação pedagógica. A autora descreve os procedimentos utilizados na implementação do projeto na escola, as mudanças ocorridas como resultado da ação conjunta da coordenação pedagógica com os demais profissionais, ação que procurou dinamizar o processo de ensino-aprendizagem, partindo-se da situação real da escola e dos alunos, principalmente daqueles que cursavam a 1ª série, e procurou pensar o contexto escolar numa perspectiva progressista. São apresentados os resultados positivos obtidos em relação à alfabetização de alunos de 1ª série, à continuidade de trabalho didático e à interação constante com os níveis extra-escola de ação supervisora. Como conclusão, a autora enfatiza a necessidade de valorização da função de coordenação pedagógica, como ação mediadora na sistematização de práticas democráticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino.

Nome do Autor: ANDREUCCI, Sônia Brasil de Siqueira
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Proposta Didática
Referência:

ANDREUCCI, Sônia Brasil de Siqueira. O coordenador pedagógico na rede oficial de ensino de São Paulo: relato de uma experiência de alfabetização. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989. 125p. (Dissertação de Mestrado).