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O método integral para o ensino da leitura e escrita - uma proposta de alfabetização com compreensão

Esta pesquisa teve por objetivo avaliar os resultados e a exeqüibilidade, na realidade educacional brasileira, do Método Integral de Alfabetização, criado por Venâncio Onãtiva - Salta/Argentina. O Método Integral inicia-se com o uso de um código ideográfico entendido como ponte entre a linguagem oral e a escrita, e que, embora não usando grafemas, preserva o conteúdo semântico da fala e a correspondência gráfica desse conteúdo em sua estrutura sintática com a disposição espaço-temporal própria das línguas ocidentais. A escrita é introduzida depois de dominado o código ideográfico e com base nele. A pesquisa consistiu num experimento realizado com 76 sujeitos, alunos de 1ª série, equiparados quanto ao nível sócio-econômico, prontidão e condições de ensino, divididos em dois grupos %u2013 grupo experimental e grupo de controle - compostos de 38 elementos cada. O grupo experimental foi alfabetizado pelo Método Integral, enquanto o grupo de controle foi alfabetizado com um método tradicional de linha sintética. O desempenho dos grupos foi comparado quanto à ortografia, organização gráfica e caligrafia, criatividade na escrita e interpretação de textos. A autora concluiu que os alunos do grupo experimental tiveram desempenho superior ao do grupo de controle quanto à ortografia, interpretação de textos e, sobretudo,quanto à organização gráfica e criatividade na escrita.

Nome do Autor: Rosângela Doin de Almeida
Nome do Orientador: José Carlos de Araújo Melchior
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicolingüistica
Assunto:Método
Referência: ALMEIDA, Rosângela Doin de. O método integral para o ensino da leitura e escrita - uma proposta de alfabetização com compreensão. 1987. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1987.