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Diferença não é deficiência: em questão a patologização do fracasso escolar.

A pesquisa teve como objetivo estudar crianças de classe subalterna em situação de fracasso escolar na área de alfabetização, caracterizadas pela escola como portadoras de uma "patologia" ou "anormalidade". Foram estudados seis sujeitos provenientes de escolas de periferia e de situação sócio-econômica precária, em situação de fracasso escolar e, segundo a escola, portadores de "problemas específicos de aprendizagem", encaminhados a uma instituição pública especializada (Centro Pedagógico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - CPP/FHMIG), órgão da Secretaria de Estado da Educação que atende crianças encaminhadas pelas escolas públicas da grande BH. A pesquisa realizou-se através de consulta aos prontuários da Instituição; observação das crianças nas aulas do CPP/FHMIG e em suas escolas de origem; atividades e entrevistas individuais com as crianças; entrevistas com pais e, quando necessário, visita às suas casas; observação do material escolar da criança e entrevistas com as professoras. Verificou-se que o desempenho positivo das crianças nas atividades do cotidiano não se coadunava com seu fracasso na escola; que a produção das crianças, rejeitada na escola, em avaliações escolares padronizadas, revelava uma construção lógica das respostas e riqueza de pensamento; que as crianças obtinham sucesso na aprendizagem da leitura e da escrita na instituição à qual tinham sido encaminhadas, situando-se os fatores determinantes desse sucesso mais no modo de organização e condições do trabalho pedagógico do que em métodos diferentes e especializados. A autora conclui pela necessidade de desmistificação da concepção de "patologia" ou "anormalidade" usada para caracterizar crianças das camadas populares, uma vez que a pesquisa demonstrou que essas crianças são capazes de aprender, mas de uma forma específica, diretamente ligada à sua cultura de classe.

Nome do Autor: COSTA, Dóris Anita Freire
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

COSTA, Dóris Anita Freire. Diferença não é deficiência: em questão a patologização do fracasso escolar. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1987. 195p. (Dissertação de Mestrado).