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O primeiro ano na escola

O objetivo do estudo foi analisar a mediação efetuada por uma professora entre os alunos e a língua escrita, em aulas de alfabetização, a fim de identificar a metodologia de ensino, o uso do material didático, o tratamento dispensado aos alunos em termos da adequação entre método, conteúdo e heterogeneidade do grupo, as atividades propostas e a avaliação dos resultados obtidos pelos alunos nelas, as concepções de alfabetização e de língua subjacentes ao processo de alfabetização, as expectativas e preconceitos implícitos na relação com os alunos, no que se refere a seu status social e cultural. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caso, desenvolvido por meio de observação de uma sala de aula de 1ª série durante um ano letivo (1985), em uma escola estadual do interior paulista. Além da observação de aulas, foi coletado material mimeografado distribuído pela professora ou produzido pelas crianças, incluindo-se também a cartilha adotada; foram feitas ainda entrevistas abertas com as crianças para que se pudesse caracterizar, de maneira geral, o seu modo de falar, suas impressões sobre a escola e a alfabetização, suas atividades fora da escola; a situação sócio-econômica e cultural da professora e dos alunos foi investigada através de questionários. A autora conclui que: a escola desprezava as variantes lingüísticas dos alunos, nas suas modalidades oral e escrita, privilegiando o uso da norma culta da língua portuguesa, que buscava incutir por meio de uma metodologia de alfabetização mecanicista, que priorizava a memorização, a repetição, a imitação acrítica; a concepção de língua implícita no trabalho da professora era a de que a língua é apenas um sistema de codificação; os alunos eram considerados como biológica e culturalmente deficientes. A autora analisa e enfatiza o caráter político dessa postura e atuação da escola, que atribui aos alunos a culpa do fracasso em alfabetização, pelo qual é ela a principal responsável.

Nome do Autor: FOINA, Luciana de Mello Gomide
Nome do Orientador: Evaldo Amaro Vieira
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

FOINA, Luciana de Mello Gomide. O primeiro ano na escola. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989. 418p. (Dissertação de Mestrado).