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Ensino da leitura e escrita: identificação e análise de condições facilitadoras e de classes de comportamento do professor.

O trabalho é um estudo de caso que analisa, no quadro da Análise Experimental do Comportamento, a experiência da autora como professora alfabetizadora durante vinte anos, em escola pública da periferia de São Paulo. A partir de lembranças e de documentos, a autora explicita as alterações ocorridas em seu comportamento ao alfabetizar crianças e os possíveis fatores relacionados a estas alterações. Através da recuperação retrospectiva de suas ações e de seus prováveis determinantes, a autora faz a análise de suas decisões, em termos de o quê e como ensinar, bem como das variáveis a elas relacionadas. Retrata a evolução do seu processo comportamental, organizando-o em dois conjuntos: a construção de um programa de alfabetização, pela definição de o quê, quando e como ensinar, e a explicitação e veiculação do programa, por sua aplicação documentada e pela observação sistemática dos resultados dessa aplicação pela autora e por outras professoras. Foram identificadas ainda classes de comportamentos da professora no desenvolvimento do programa e variáveis relacionadas ao surgimento, manutenção ou eliminação dessas classes em seu repertório. A autora conclui que a formação do professor-alfabetizador deveria ser pensada a partir do aperfeiçoamento de classes de comportamentos significativos e não a partir de "conteúdos" ou técnicas eleitos como bons ou ruins; o ensino deveria ser conduzido muito menos a partir de uma capacitação do indivíduo para o uso de métodos e técnicas e aquisição de conhecimento amplo e geral e mais em direção à formação ou desenvolvimento de um repertório composto por classes de comportamentos amplas e específicas relevantes para a sua atuação.

Nome do Autor: FAZOLARI, Valéria
Nome do Orientador: Maria Amélia Matos
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Proposta Didática
Referência:

FAZOLARI, Valéria. Ensino da leitura e escrita: identificação e análise de condições facilitadoras e de classes de comportamento do professor. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1989. 157p. (Dissertação de Mestrado).