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Efeito de um treino de discriminação na aprendizagem de leitura por privados culturais.

O objetivo da pesquisa foi investigar a eficiência de um treino de discriminação sobre o comportamento de leitura. Foram constituídos um grupo experimental e um grupo de controle, de 30 crianças, cada um, de nível sócio-econômico baixo, matriculadas na 1ª série, distribuídas em 3 turmas diferentes, equiparadas segundo resultados obtidos num teste de emparelhamento de símbolos, o grau de instrução e a profissão dos pais, o sexo e a idade. Os alunos foram classificados por suas professoras quanto às suas possibilidades para a aquisição da leitura. O grupo experimental foi submetido a treino envolvendo respostas de emparelhamento de estímulos. O comportamento de leitura foi definido segundo três critérios: emparelhamento de estímulos (critério II), nomeação de estímulos logo após o treino (critério III) e nomeação de estímulos no final do 1º semestre letivo (critério I). Os resultados indicaram que o treino foi efetivo com relação aos critérios II e III, mas não em relação ao critério I. O nível de preditividade das professoras mostrou-se ligado a anos de experiência numa mesma série. Concluiu-se que o emparelhamento de símbolos mostrou-se bom preditor do desempenho em exercícios de discriminação e em leitura.

Nome do Autor: MACHADO, Vera Lúcia Sobral
Nome do Orientador: Geraldina Porto Witter
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1975
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Prontidão
Referência:

MACHADO, Vera Lúcia Sobral. Efeito de um treino de discriminação na aprendizagem de leitura por privados culturais. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1975. 121p. (Dissertação de Mestrado).