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Fracasso Escolar e Alfabetização: uma critica ao período preparatório.

O estudo objetivou investigar o Período Preparatório para a alfabetização, buscando identificar sua relação com o fracasso escolar na 1ª série do 1º grau. A autora analisa o Período Preparatório para a alfabetização de uma escola pública freqüentada por crianças de camadas populares. A coleta de dados foi feita através de observação participante em salas de aula e entrevistas com elementos do corpo docente da escola (supervisora e professoras) e com alunos; terminado o período preparatório, aplicaram-se, ainda, atividades envolvendo habilidades lingüísticas e psicolingüísticas consideradas relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita (com base no trabalho de Emilia Ferreiro), em um grupo de 32 crianças, sendo metade do grupo constituída de crianças consideradas pela escola em condições de compor as turmas de alfabetização, pelos resultados obtidos no Teste de Prontidão aplicado ao fim do período preparatório, e a outra metade considerada, com base nesse mesmo teste, "sem prontidão". As atividades de linguagem desenvolvidas durante o mês de duração do período preparatório (o primeiro mês do ano letivo) foram categorizadas e analisadas, e quantificou-se sua incidência, verificando-se, ainda, a relação entre essas atividades e o Teste de Prontidão. O desempenho do grupo de 32 crianças foi comparado em três situações - no Período Preparatório, ao final do ano letivo e nas habilidades selecionadas como relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita. Verificou-se que o Período Preparatório centrou-se em habilidades de coordenação motora, discriminação visual, discriminação auditiva, associação de idéias, análise e síntese, através de atividades mecânicas com pouca ou nenhuma relação com o processo de alfabetização; a análise do desempenho das 32 crianças evidenciou incongruências entre os resultados obtidos no teste de prontidão e os obtidos nas atividades envolvendo habilidades lingüísticas e psicolingüísticas diretamente relacionadas com o processo de alfabetização. A autora conclui que o Período Preparatório tem servido para selecionar e discriminar as crianças das camadas populares, ao predeterminar, no início do ano letivo, avaliando habilidades com pouca ou nenhuma relação com o processo de alfabetização, os alunos que terão ou não acesso à aprendizagem da leitura e escrita, com base nas quais são rotulados como "prontos" ou "sem prontidão".

Nome do Autor: LANZA, Avani Avelar Xavier
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Prontidão
Referência:

LANZA, Avani Avelar Xavier. Fracasso Escolar e Alfabetização: uma critica ao período preparatório. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1988. 244p. (Dissertação de Mestrado).