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Alfabetização: uma questão epistemológica?

O trabalho objetivou pesquisar as relações entre os processos de alfabetização e o processo cognitivo e propor uma ação pedagógica para a alfabetização, fundamentada na epistemologia genética. A pesquisa foi realizada com 30 crianças pertencentes a famílias de baixa renda, constituindo uma classe de 1ª série da rede oficial de ensino do Estado da Bahia, na periferia de Salvador; a pesquisadora assumiu a direção da classe como professora regente, a fim de desenvolver a ação pedagógica prevista pela pesquisa. As crianças foram avaliadas, no início e no fim do estudo, através de provas piagetianas de conservação da quantidade do líquido e da massa, de inclusão de classes e a seriação de bastonetes, aplicadas individualmente. Os resultados nessas provas, confrontados nos dois momentos, revelaram que houve transformações cognitivas, no decorrer do ano letivo. Quanto à ação pedagógica desenvolvida para a alfabetização, as estratégias utilizadas se mostraram eficazes, tendo em vista que apenas uma das 30 crianças não se alfabetizou no decorrer do ano letivo, e que os resultados dos sujeitos da experiência, comparados com os resultados de uma amostra de crianças da mesma escola, matriculadas na mesma série, revelaram-se superiores.

Nome do Autor: SANTOS, Jandira Maria Ribeiro
Nome do Orientador: Zélia Ramozzi-Chiarottino
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: PG em Psic. Escolar e do Desenvolvimento Humano
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

SANTOS, Jandira Maria Ribeiro. Alfabetização: uma questão epistemológica?. São Paulo: PG em Psicologia Escolar e do Desenvovimento Human, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1989. 132p. (Tese de Doutorado).