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A relação entre a fala e a segmentação na escrita espontânea de crianças da
O objetivo da pesquisa é a análise da produção escrita espontânea de crianças de 1ª série do 1º grau, com vistas a levantar hipóteses sobre os aspectos da fala envolvidos nos critérios de segmentação utilizados na elaboração de seus textos. Foram selecionados do arquivo do Instituto de Estudos da Linguagem - IEL UNICAMP, 70 textos, dos quais 65 foram produzidos por crianças de escolas municipais da periferia de Campinas, e 5 foram produzidos por crianças de classe média, de uma escola particular. Após a análise, o autor conclui que a criança, ao escrever espontaneamente, segmenta de acordo com as hipóteses que formula sobre a pronúncia desta ou daquela parte do enunciado. Nesse processo, ela não só propõe soluções pessoais para cada parte do discurso mas também incorpora soluções de segmentação já observadas na escrita própria ou na cartilha, e não o faz sempre da mesma maneira: segmenta, às vezes, as mesmas unidades gráficas do modo diferente e conflitante, o que vem comprovar que ela está elaborando e reelaborando continuamente suas representações lingüísticas.
Nome do Autor: SILVA, Ademar daNome do Orientador: Maria Bernadete Abaurre
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Língua Oral / Língua Escrita
Referência:
SILVA, Ademar da. A relação entre a fala e a segmentação na escrita espontânea de crianças da 1ª série do 1º grau. Campinas: PG em Linguística, Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, 1989. 116p. (Dissertação de Mestrado).