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O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de histórias ao contrário.

Neste trabalho, buscou-se trazer contribuições à discurssão sobre a trajetória por que passam as crianças deslocadas da classe regular para a classe especial. Com esse propósito, estudou-se uma rede institucional específica, focalizando o setor de avaliação e atendimento, bem como uma das escolas vinculadas àquele setor. As análises implicaram duas instâncias de construção de dados. Com relação à rede institucional, foram realizadas entrevistas com profissionais e exame de documentos, para caracterizar os procedimentos e instrumentos de avaliação e identificar as concepções que orientam as práticas dos agentes de encaminhamento. Quanto à escola focalizada, foi estudado um 'caso de risco' - o caso de José, aluno multirrepetente, encaminha do para avaliação tendo em vista a suspeita de que deveria ser deslocado para a classe especial. Foi acompanhado e participado as experiências escolares desse aluno, durante um ano letivo. Tomando como referência a perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, com ênfase nas contribuições de Vygotsky, apontou-se a força das instituições responsáveis pelo encaminhamento e tentou-se esboçar a lnha predominante e as inconsistências de seus fundamentos teóricos. No que respeita aos dados sobre José, procurou-se compreender as condições que fazem do aluno um candidato virtual à classe especial e, ao mesmo tempo, evidenciar as possibilidades de reversão daquelas condições.

Nome do Autor: PADILHA, Anna Maria Lunardi
Nome do Orientador: Maria Cecília Raphael de Góes
Instituição: Universidade Estadual de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

PADILHA, Anna Maria Lunardi. O encaminhamento de crianças para a classe especial: possibilidades de histórias ao contrário. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, 1994. 172p. (Dissertação de Mestrado).