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Alfabetização: desafio da escola pública e a proposta curricular do Paraná

 RESUMO: O objetivo deste trabalho é re-enfocar criticamente a alfabetização, principalmente em setores da Educação Pública do Estado do Paraná. A motivação para este estudo, partiu do diagnóstico das altas taxas de evasão e repetência da escola pública. A metodologia se baseia em estudos teóricos e discussões nas equipes pedagógicas da SEED/DEPG/NRE (Secretaria de educação, Departamento de ensino do 1o grau, Núcleo Regional de educação), de Campo Mourão. Os projetos paranaenses de educação, emergem no início da década de 80, com uma nova proposta político pedagógica, através de um plano de ação onde se tenta superar a concepção de escola reprodutivista, para a concepção de uma escola concreta inserida na totalidade social. No bojo desta nova política, inicia-se um movimento de estudo sobre a alfabetização que, em 1986, aparece com a denominação de Ciclo Básico, que vai na direção de uma escola transformadora. Este estudo se baseou nas preocupações levantadas pelos professores alfabetizadores a respeito dos vários fenômenos apresentados como responsáveis pela alta taxa de evasão e repetência, como baixo QI, subnutrição, deficiências e carências, no período preparatório da alfabetização. A proposta do Ciclo Básico é o início de uma política educacional, que visa reverter a saga de fracasso na trajetória da escola pública, tentando superar a concepção do ler e escrever como simples comunicação, dando a esta a importância social que lhe cabe. Neste sentido, o professor deve entender as diferentes formas de representação da língua, tendo em mente que a aquisição da escrita pela escrita começa antes dela ter acesso à escola. Consequentemente, o professor avaliará seus alunos através de um diagnóstico contínuo, permanente e cumulativo. Este trabalho verificou a forma como o professor considera e reflete o desafio da escola pública e a relação que este estabelece com a especificidade da alfabetização. Desta forma, conclui-se que, ao se analisar a proposta pedagógica da política de educação no Paraná, e ao tomar o CBA como marco dessa política, constatou-se uma coerência entre o pensamento dos professores, a intenção da democratização da escola, da sociedade e da elaboração da proposta pedagógica do Currículo básico.

Nome do Autor: FERREIRA, Helena Izaura
Nome do Orientador: Julia R. Ferreira
Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba
Estado:
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

FERREIRA, Helena Izaura. Alfabetização: desafio da escola pública e a proposta curricular do Paraná. Piracicaba: PG em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, 1994. 120p. (Dissertação de Mestrado).