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Pesquisa em educação: da produção à prática.

O trabalho teve por objetivo, o estudo e a conseqüente compreensão dos mecanismos e efeitos, que é a atividade de pesquisa; mais especificadamente a pesquisa em educação. Propondo como tema central de investigação, a análise do impacto que teria a produção oriunda dos cursos de pós - graduação em programas e projetos elaborados pelas secretarias municipais de educação, voltados para a formação em serviço dos professores alfabetizadores das classes da rede municipal do Estado do Rio de Janeiro. Centrando a investigação em dois pontos; de um lado os programas de reciclagem voltados para os professores e de outro, a área da alfabetização. Que segundo o autor, são pontos cruciais na área da educação. A presente pesquisa baseou- se em dados levantados pela DEMEC/RJ, sobre as condições educacionais das classes de alfabetização da rede pública municipal do RJ no período de junho a dezembro de 1992, pois tinha dados convergentes com a pesquisa. Sendo, o autor, juntamente com outros profissionais uma das pessoas responsáveis pela coleta e registro destes dados. Esta equipe de profissionais, recebeu a denominação de Grupo de Informação e Pesquisa (GIP). Foi montado, um banco de dados, junto a todas secretarias municipais do Estado, sobre a situação educacional das classes de alfabetização abordando aspectos que iam desde a formação e remuneração do professor alfabetizador, até questões ligadas ao perfil das secretarias, evasão escolar, convênios educativos, projetos voltados para a alfabetização de jovens e adultos, meninos de rua, entre outros. O universo pesquisado, foi cerca de 79% das secretarias municipais existentes na época que forneceram os dados, através da visita dos técnicos, que solicitavam que respondessem o questionário (previamente elaborado), e estabeleciam conversações com os informantes. O autor conclui o seu trabalho, constatando que são nos "centros de produção do conhecimento" ( onde estão situados as pesquisas universitárias e os cursos de pós graduação) que a consciência da conjugação teoria/prática deve está sempre manifesta. Que existe hoje pelo menos dentro do universo pesquisado, uma demanda generalizada por parte das secretarias municipais da educação, de maiores subsídios nos programas e projetos que promovam, para a formação em serviço de seus alfabetizadores. Sendo descoberto que o palco de atuação desses centros é a própria realidade "prática". Podendo, ser previsto um estreitamento cada vez maior dessa aproximação, com ênfase na própria qualidade dos serviços e das relações que serão a partir daí estabelecidas.

Nome do Autor: Luiz Carlos Gil Esteves
Nome do Orientador: Estela dos Santos Abreu
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1993
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ESTEVES, Luiz Carlos Gil. Pesquisa em educação: da produção à prática. 1993. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1993.