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O professor coordenador do ciclo basico e a questao da qualidade de ensino.

Os objetivos deste estudo são: colaborar para uma visão mais detalhada do papel do Professor Coordenador do Ciclo Básico (PCCB) e da questão da capacitação em serviço; verificar como o PCCB interfere na qualidade de ensino; buscar indicadores que interferem no desempenho do PCCB. O material para análise foi coletado através da observação participante, entrevista semi-estruturada e análise documental. Esta pesquisa é caracterizada como pesquisa de campo, realizada em uma Delegacia de Ensino da capital (SP) pertencente à DRE. A Delegacia escolhida é constituída por 29 escolas estaduais, sendo1 técnica, 2 de 2o grau, 6 de 1o e 2o grau, e as demais apenas de 1o grau; atende também uma vasta rede de escolas particulares. A coleta de dados foi iniciada no ano de 1991 (a partir de abril) e estendeu-se por 1992. A população pesquisada é composta por 7 supervisores de ensino, 4 assistentes pedagógicos, 22 PCCB, 12 diretores de escola e 15 professores; resultando numa amostra de 60 pessoas. As entrevistas foram separadas em dois grupos compostos por sub grupos: - grupo da DE: supervisores e assistentes pedagógicos; - grupo da ESCOLA: PCCB, diretores e professores. Para cada sub grupo organizou-se um rol de das colocações dos entrevistados: formação/capacitação; funções do PCCB; desvios da função; entrave e facilidades para realizar o trabalho. Em 1983, o Decreto 21833/83, instituindo o Ciclo Básico, retoma o tema da seriação e provoca na rede a discussão do tema promoção automática. Esta promoção não é uma técnica ou estratégia de trabalho. Trata-se de uma opção política. A proposta do CB prevê que, cursado dois anos, os alunos terão seu rendimento analisado por um conselho formado por professores do CB e os da 3a série sob a presidência do diretor ou do elemento a quem ele delegar essa competência. Uma das providências criadas para atender aos alunos de baixo rendimento escolar, foi a criação dos grupos de apoio suplementar (AS). Dentre os principais norteadores da proposta, o preparo do professor se faz presente. Desta forma, proliferam cursos e treinamentos locais, regionais e centrais e recorre-se aos multimeios para atingir o grande contingente de educadores do estado. É necessário ressaltar o verdadeiro sentido do fazer pedagógico, ou seja, o "saber fazer bem", politicamente comprometido e que se converta num aliado e não em um dificultador da implantação de medidas políticas como a do CB. Analisadas separadamente as visões dos sujeitos, nota-se que os PCCBs e os elementos da DE estão mais preocupados com o clima de trabalho bem de acordo com o modelo de supervisão. O PCCB é assim visto como um apaziguador de conflitos. Diferentes expectativas com relação ao papel a ser desempenhado pelo PCCB fazem parte de seu ambiente de trabalho. No geral, as concordâncias em relação ao PCCB, são vistas como alguém que deve resolver problemas e passar as orientações do sistema. Na existência de um plano integrado de trabalho com o PCCB e desses como professores, as ações desenvolvidas são descontínuas. A participação das pessoas pesquisadas, no geral, é de dois tipos: formal e funcional. O PCCB precisa definir com clareza para si próprio que objetivos persegue, que papel se propõe a desempenhar. Conclui-se portanto, que a pesquisa revelou que o PCCB, tem seu papel ambiguamente definido e , sendo colocado no centro de diferentes expectativas, algumas antagônicas, vive uma situação privilegiada. Esse privilégio aumenta quando se recorda sua inserção no contexto de uma proposta política - a do CB - embora sua figura tenha surgido com a Jornada Única, que já apresentava outros motivadores. A jornada única veio para consolidar o CB e trouxe ao PCCB um ponto fundamental de seu trabalho: a possibilidade de reunião com o professor.

Nome do Autor: Marileusa Moreira Fernandes
Nome do Orientador: Belmira Amelia de Barros Oliveira Bueno
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: FERNANDES, Marileusa Moreira. O professor coordenador do ciclo basico e a questao da qualidade de ensino. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1994.