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(Re)tratando o cotidiano do processo de alfabetização na primeira série da escolapublica municipal : mecanismos de produção e superação do fracasso escolar.

A pesquisa objetivou abordar a problemática do fracasso escolar na escola pública, traduzido nos elevados índices de reprovação na 1ª série do ensino de 1º grau. Visou ainda contribuir para a construção de um conhecimento sobre o insucesso escolar e subsidiar uma revisão da prática pedagógica escolar efetivando o resgate da função social e política da escola pública de Aracaju. Para tanto a autora acompanhou e participou, no período de 1994 a1996, da elaboração/execução/avaliação do Plano de Ação, um programa de capacitação docente em serviço, em duas escolas públicas dispares quanto a taxa de reprovação e evasão nas 1ª séries do 1º grau. Foram também utilizadas como amostra duas classes de 1ª série de uma outra escola pública selecionada por ser detentora das maiores taxas de reprovação e evasão no período de 1988-1992. Relativamente às turmas observadas a autora deteve-se no cotidiano das salas de aulas visando identificar a natureza e as implicações das interações professor/aluno, aluno/professor, prof./aluno/conhecimento e escola/comunidade, bem como desvelar preconceitos, estereótipos e estigmas, com seus respectivos efeitos na construção da identidade dos estigmatizados e na produção do fracasso escolar. Os dados foram coletados através de registro de entrevistas e questionários, protocolos de observação, reuniões, seminários, palestras, relatos de prática, fotografias, caderno de textos com registros sobre o %u201CPlano de Ação%u201D, e ainda uma série de informações não formais. A autora concluiu sugerindo às escolas a adoção de amplo e permanente programa de capacitação docente conjuntamente com a Secretaria de Educação e a UFSE, visando a ampliação de oportunidades em sala de aula para a construção do sucesso escolar.

Nome do Autor: Maria Adelia Cruz Santos
Nome do Orientador: Antônio Ponciano Bezerra
Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Estado:Sergipe
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SANTOS, Maria Adelia Cruz. (Re)tratando o cotidiano do processo de alfabetização na primeira série da escolapublica municipal : mecanismos de produção e superação do fracasso escolar. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 1996.