Abec

Abec


     

Proposta de material didático audiovisual : um vídeo para alfabetização.

O objetivo deste projeto foi a criação de um vídeo, para ser utilizado em sala de aula, como apoio e estímulo para a alfabetização. A metodologia foi baseada em bibliografia relacionada à lingüística, à Pedagogia e à Tecnologia Educacional. Nesse vídeo, a autora procura transmitir uma compreensão do papel da escrita na rede das relações sociais. Pequenos textos narrativos e descritivos são apresentados, dando atenção também às unidades palavra e frase, explorando todos os elementos que envolvem a escrita. O público-alvo do vídeo são crianças de 3 a 6 anos, porém o Manual de instruções é dirigido aos professores. Dentre os recursos tecnológicos conhecidos, a televisão e o vídeo permitem que o melhor ensino seja partilhado por muitos, proporcionando a liberdade de um trabalho de acordo com o ritmo de cada aluno. Neste sentido, a tele-educação oferece oportunidades iguais de acesso a um número cada vez maior de cidadãos que usufruem dos meios de comunicação da sociedade contemporânea. Quanto aos conteúdos pedagógicos, a autora desenvolve o vocabulário intermediado entre os textos e as imagens, trabalhados através de músicas, jogos, e brincadeiras. A parte dos conteúdos de alfabetização propriamente dita está desenvolvida através dos textos, a maioria com o apoio de músicas e com a discriminação de sons iniciais, das similaridades grafo-fonológicas e da fixação de palavras através de incentivo à descoberta relacionando palavras apoiadas na imagem e na cor.

Nome do Autor: Wanda Augusta de Moraes Russo
Nome do Orientador: Marlene Carvalho
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RUSSO, Wanda Augusta de Moraes. Proposta de material didático audiovisual : um vídeo para alfabetização. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1996.