Abec

Abec


     

Toda crianca e capaz de aprender : uma intervenção psicopedagogica com crianças multirrepetentes.

862 - TEIXEIRA, Myrian Boal. Toda criança é capaz de aprender : uma intervenção psicopedagógica com crianças multirrepetentes. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1996. (Dissertação de Mestrado). Natureza do Texto Pesquisa: Estudo de Caso Ideário Pedagógico Pedagogia Progressista Assunto Referencial Teórico Dificuldades de Aprendizagem Pedagogia Resumo : Esta pesquisa relata uma experiência realizada, na cidade de Taubaté, com um grupo de crianças multirrepetentes que freqüentam uma escola pública de 1º grau. Tem como objetivo desenvolver um processo de intervenção na 2º série com crianças consideradas portadoras de dificuldades escolares. Esta, assume o pressuposto de que a prática da alfabetização baseada nas inter-relações entre os elementos cognitivos, afetivos e sociais favorece e desencadeia a ação/reflexiva da criança sobre a escrita. Neste estudo a aprendizagem é considerada como resultado de uma construção interna da criança sob o efeito de estímulos exteriores e de interação com o objeto do conhecimento, a escrita, em interação com o meio ambiente. O ato de conhecer é visto como um processo complexo de relações recíprocas entre o indivíduo, o conhecimento e a própria realidade. Como metodologia, traçou-se o perfil escolar de cinco crianças repetentes e uma não repetente, com base em observações da sala de aula, atividades e resultados do processo de intervenção, entrevistas com as crianças e as mães e prontuário escolar das crianças. Conclui-se que, a intervenção psicopedagógica volta-se para a necessidade de se questionar crítica e amplamente o modo como vem sendo conduzido o processo de ensino-aprendizagem da escrita em nossas escolas, com base em um pressuposto indiscutível: Toda criança é capaz de aprender.

Nome do Autor: Myrian Boal Teixeira
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: TEIXEIRA, Myrian Boal. Toda crianca e capaz de aprender : uma intervenção psicopedagogica com crianças multirrepetentes. 1996. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.