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Variação linguística e alfabetização no Brasil : o estado da arte de 1980 a 1994

 O presente estudo tem por objetivo identificar e analisar, através de um levantamento bibliográfico, como a literatura brasileira da área tem tratado a questão da variação linguística na prática pedagógica, durante o processo de alfabetização. Foi feita uma pesquisa de tipo bibliográfico, cobrindo os anos de 1980 a 1994. As áreas definidas como produtoras de conhecimento sobre a questão e objeto da pesquisa foram psicologia, educação, letras e linguística. Os textos selecionados, 37 artigos e 4 livros, foram analisados, criando-se categorias temáticas. A pesquisa permitiu encaminhar conclusões a respeito de como a questão está colocada pelos diferentes autores, sobre a importância da formação dos professores para a compreensão do significado da variação linguística, sobre as responsabilidades da escola no ensino da língua. Concluiu-se que, de maneira geral, os professores não recebem informações e formação adequada sobre o problema que atinge prioritariamente as crianças das camadas populares, às quais a escola nega o direito à palavra, desqualificando sua fala e impedindo seu avanço no processo de alfabetização.

Nome do Autor: Malu Alves de Souza
Nome do Orientador: Maria Regina Maluf
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SOUZA, Malu Alves de. Variação linguística e alfabetização no Brasil : o estado da arte de 1980 a 1994. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.