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A aquisição da língua escrita na criança : escola tradicional x escola construtivista.

O PRESENTE TRABALHO DISCUTE SOBRE A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA NA CRIANÇA-ALFABETIZAÇÃO INFANTIL- ATRAVÉS DA COMPARAÇÃO ENTRE OS DOIS PRINCIPAIS MODELOS DE EDUCAÇÃO: A ESCOLA TRADICIONAL E A ESCOLA CONSTRUTIVISTA. A PESQUISA EMPÍRICA BASEOU-SE NA VISÃO QUE OS DOIS PARADIGMAS DE ENSINO TÊM DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NAS TEORIAS PSICOGENÉTICAS DE LURIA E FERREIRO. AS CONCLUSÕES DESTE ESTUDO DIZEM RESPEITO SOMENTE À AMOSTRA PESQUISADA; SÃO AS SEGUINTES: AS DUAS ESCOLAS ESCOLHIDAS - UMA COM CARACTERÍSTICAS CONSTRUTIVISTAS E OUTRA COM CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS - POSSEM PRÁTICA PEDAGÓGICA DE ALFABETIZAÇÃO INERENTE A METODOLOGIA A DOTADA EM CADA ESCOLA. EM RELAÇÃO À CONCEPÇÃO DE ESCRITA CONSTATAMOS QUE UMA PREOCUPA-SE COM A DECIFRAÇÃO DE PALAVRAS E A OUTRA COM A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCRITA; HÁ DESPREPARO TEÓRICO EM RELAÇÃO A DIVERSOS ASPECTOS, A CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES É NECESSÁRIA PARA AMBAS ESCOLAS; OS PAIS NÃO CONHECEM OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NAS ESCOLAS DOS FILHOS; AS CRIANÇAS DA ESCOLA TRADICIONAL CHEGARAM EM MAIOR NÚMERO NA FASE ALFABÉTICA, MAS A AQUISIÇÃO DA ESCRITA É UMA CNQUISTA PARA AS CRIANÇAS DE AMBAS ESCOLAS - O PROCESSO ESCOLAR A QUE SÃO SUBMETIDAS É QUE É DIFERENCIADO, EMBORA, O TÍTULO DESTA DISSERTAÇÃO SUGIRA QUE TOMARÍAMOS PARTIDO POR UMA DAS DUAS ESCOLAS, PENSAMOS QUE A QUESTÃO NÃO É SOMENTE DE CONSIDERAR UM MÉTODO MELHOR QUE O OUTRO E SIM DE SABERMOS SE SUAS PRÁTICAS SÃO BENÉFICAS PARA AS CRIANÇAS.

Nome do Autor: LEAO, Denise Maria Maciel
Nome do Orientador: Nadja Moreira Ribeiro da Costa
Instituição: Universidade Federal do Ceará
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: LEAO, Denise Maria Maciel. A aquisição da língua escrita na criança : escola tradicional x escola construtivista. Fortaleza: PG em Educação, Departamento de Educação, Universidade Federal do Ceará, 1996. (Dissertação de Mestrado).