Abec

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Contribuição estatística ao estudo da maturidade necessária a aprendizagem da leitura e escrita.

O objetivo da pesquisa foi a análise estatística dos testes ABC de Lourenço Filho, a fim de corrigir falhas observadas em sua aplicação. Foram aplicadas 1402 provas em 9 dos 35 grupos escolares de Curitiba - PR, a crianças de 5, 6 e 7 anos, e 399 provas em escolas situadas em contextos culturais diferentes. Através de análise estatística, obteve-se uma fórmula empírica de avaliação dos testes ABC e a padronização desses testes para Curitiba. Concluiu-se que: as diferenças encontradas nas médias de algumas provas em grupos de idades diferentes demonstram a influência da idade cronológica na resolução dessas provas; as diferenças encontradas em relação ao sexo demonstram a necessidade de maior atenção a esse fator na organização de programas e testes; os resultados de crianças de 5 a 7 anos submetidas a treinamento para desenvolvimento psico-motor revelam vantagens dessas crianças sobre as de mais idade não submetidas a esse treinamento. Quanto à validade dos testes, a análise revelou que as provas 1, 3, 7 e 8 condicionam o nível de maturidade exigido para a alfabetização e que essas provas apresentam fraca correlação com o nível de inteligência.

Nome do Autor: Zélia Milléo Pavão
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 1961
Curso: Cátedra de Estatística Geral e Aplicada
Grau do Trabalho: Tese de Cátedra
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Estatística
Assunto:Prontidão
Referência: PAVÃO, Zélia Milléo. Contribuição estatística ao estudo da maturidade necessária a aprendizagem da leitura e escrita.. 1961. Tese de Cátedra (Cátedra de Estatística Geral e Aplicada) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 1961.