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Praticas de alfabetização e suas interferencias no ensino da Matemática.

Co-orientadora: Maria das Graças Castro Sena

A dissertação surgiu da necessidade de se investigar a possível interferência da concepção de Alfabetização do professor de primeira série do ensino fundamental no ensino de Matemática. Pôde-se constatar que as mudanças ocorridas no ensino da leitura/escrita, na prática docente da autora, vinham influenciando sua postura em relação ao ensino da Matemática. Diante de tal fato, buscou-se verificar, através de observações na sala de aula, de uma escola pública municipal, durante quatro meses, se, em outro contexto que envolvia condições diferenciadas de trabalho ocorria situação semelhante. foi então possível, através da pesquisa realizada, constatar que a professora apresentava posturas similares no ensino da língua materna e da matemática, dedicando a maior parte do tempo escolar ao ensino da leitura/escrita. Pode-se, assim, inferir que a concepção de Alfabetização da professora observada interfere no ensino da Matemática. Situação semelhante ocorre na trajetória da autora. 

Nome do Autor: DAYRELL, Mônica Maria Machado Simões de Souza
Nome do Orientador: Maria Manuela Martins Soares David
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

DAYRELL, Mônica Maria Machado Simões de Souza. Praticas de alfabetização e suas interferencias no ensino da Matemática. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1996. 208p. (Dissertação de Mestrado).