Abec

Abec


     

Professor alfabetizador : reflexos da formação no seu cotidiano escolar.

Este estudo teve como objetivo compreender o reflexo da formação do professor alfabetizador no seu cotidiano, em classes de escolas populares, evidenciando a influência dos cursos de formação na concepção de alfabetização das professoras. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas municipais, localizadas na periferia da cidade do Rio Grande, durante o ano letivo de 1995, com a participação de dez professoras de 1º série do 1º grau. Como metodologia foi utilizado entrevistas individuais, observações na sala de aula e no contexto geral da escola. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por meio da análise do conteúdo. Através das entrevistas foi possível evidenciar os aspectos positivos e negativos dos cursos de magistério e de pedagogia na formação das professoras alfabetizadoras, e compreender o espaço escolar como fator influente na formação permanente das docentes. As investigações revelaram as dificuldades encontradas pelas professoras alfabetizadoras no trato com crianças que apresentam consideráveis carências físicas, afetivas e intelectuais. O resultado desta investigação aponta para duas questões influentes na prática pedagógica das professoras alfabetizadoras: a formação inicial e a formação permanente. Na formação inicial é evidenciado a necessidade de mudança das concepções de alfabetização nos cursos de formação, uma vez que estas são responsáveis pelo Mito da Alfabetização. A formação continuada apontou para a importância de uma ação reflexiva no cotidiano escolar, através de um trabalho de equipe , com a finalidade de desconstruir a concepção tradicional dos métodos de alfabetização, esta responsável pelas reprovações e evasões nas classes de alfabetização.

Nome do Autor: Cleuza Maria Sobral Dias
Nome do Orientador: Maria Emília Amaral Engers
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: DIAS, Cleuza Maria Sobral. Professor alfabetizador : reflexos da formação no seu cotidiano escolar. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1996.