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A produção de significados dos problemas de aprendizagem: para além da autoria do saber do outro.

O objetivo desta pesquisa, o problema de aprendizagem, busca enfocar os processos formadores da construção do conhecimento nas suas interfaces subjetivas. Ensaia uma compreensão dinâmica e menos dogmática, a respeito do sujeito que "não aprende". Desta maneira, o problema de aprendizagem, é compreendido como variações de talentos e "oscilações cognitivas", bem como de um reflexo de "trajetórias arquetípicas". Esta dissertação, em sua essência, busca uma interdisciplinaridade possível entre as perspectivas teóricas de Jean Piaget e Carl Gustav Jung, referentes as questões da aprendizagem e seus problemas, relacionando pontos comuns e aproximando séries do primeiro grau. À luz destas teorias, busca desvelar o sentido oculto da "não-aprendizagem" da criança as primeiras séries do primeiro grau (de realidade distintas), no que se refere à produção de sigfnificação da criança frete ao não-aprender. Esta construção teórica visa relacionar a produção de Piaget ( quanto à gênese do conhecimento), a a de Jung (quanto os símbolos do inconsciente coletivo). O texto se divide em cinco capítulos. No primeiro, localiza o leitor fente ao que propõe nessa dissertação. O segundo trata das questões relacioandas a concepção acerca do aprender/não aprender, no sentido de ensaiar uma reflexão sobre como o sujeito vai construindo seu lugar no mundo do conhecimento, bem como tenta desmistificar o "não-aprender", situado historicamente como problma (ou patologia), atribuindo-o à incompreensão dos adultos. O terceiro capítulo refere-se às questões dos símbolos, e significações, como figurações simbólicas presentes na construção/constelação interinfluenciada do sujeito com o objeto de conhecimento. O quarto capítulo apresenta o desenrolar da pesquisa, tratando do percurso e das descobertas do material empírico. No quinto e último, intitulado os possíveis do momento e necessários amanhã, tem a finalidade de esboçar um "fechamento aberto", apontando as necessidades do pesquisador frente o objeto pesquisado. 

Nome do Autor: Lucia Maria Vaz Péres
Nome do Orientador: Terezinha Maria Vargas Flores
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1994
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PÉRES, Lucia Maria Vaz. A produção de significados dos problemas de aprendizagem: para além da autoria do saber do outro. 1994. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1994.