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A representação social dos determinantes de dificuldade de aprendizagem

O estudo investigou as representações sociais dos determinantes de dificuldades de aprendizagem nas crianças, segundo os depoimentos de professores participantes de um curso de aperfeiçoamento para professores alfabetizadores da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. A autora deste estudo considerou que a complexidade de fatores envilvidos no processo pedagógico passa pelo papel do professor, da escola, da família, da concepção de educação e do processo ensino/aprendizagem. O resultado desta pesquisa evidenciou a necessidade de se resgater o papel do professor como mediador do processo de ensino/aprendizagem. Revelou também que é preciso que o professor desvele suas crenças, seus valores e seus ideais, não só através de reflexão individual, mas também através da reflexão realizada pelo grupo de todos os profissionais da educação que atuam na escola, para proporcionar melhores condições de desenvolvimento das crianças. As representações sociais dos cucessos e insucessos dos alunos são construídas pelos professores no cotidiano, nas suas relações interindividuais circunstanciadas, não só pelas condições do meio, como também, pela memória coletiva. A mudança e a construção do novo implicará que o professor paute se trabalho no momento histórico-social-político e em atuais comcepções de educação. Isso exige ação consensual, diálogica e continuada, que leva a mudanças pessoais e à reconstrução do sujeito como pessoa.

Nome do Autor: Amélia de Borja
Nome do Orientador: Clarilza Prado de Sousa
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: BORJA, Amélia de. A representação social dos determinantes de dificuldade de aprendizagem. 1996. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1996.