Abec
Abec
A prática pedagógica no processo de alfabetização: um estudo de professoras bem.
O trabalho objetivou analisar a prática pedagógica de professoras apontadas como bem sucedidas na tarefa de alfabetizar crianças pertencentes às camadas populares, focalizando as seguintes dimensões: relação professor-aluno, interação da criança com o objeto de conhecimento, métodos utilizados, recursos de articulação entre o repertório lingüístico da criança, suas experiências de vida e o conteúdo da alfabetização. Foram selecionadas, em 3 escolas da rede estadual do município de Feira de Santana - BA, 3 professoras que vinham conseguindo que a maioria de seus alunos aprendessem a ler e a escrever na 1a série, segundo indicação de supervisoras e diretoras. A pesquisa foi feita através de observações em sala de aula, entrevistas com as crianças, serventes, professoras, supervisoras, uma diretora, duas vice-diretoras e 20% dos pais dos alunos, e, ainda, consultas a documentos (diário de classe, livro de matrícula, mapas de avaliação). Os resultados revelaram: as professoras desenvolviam práticas alicerçadas em modelos associacionistas de alfabetização e numa disciplina autoritária, mas com forte relação afetiva com os alunos, prazer por ensinar, compromisso com a aprendizagem das crianças. Embora tenha sido verificada, ao final do processo, a aprovação de 90% de alunos para a 2ª série, a autora, com base na concepção construtivista-interacionista do processo de alfabetização, conclui que a prática pedagógica das professoras precisaria ser repensada em termos da função social e política da alfabetização, e de uma proposta de aprendizagem dialógica e transformadora.
Nome do Autor: MENEZES, Irani RodriguesNome do Orientador: Ana Maria Saul
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:
MENEZES, Irani Rodrigues. A prática pedagógica no processo de alfabetização: um estudo de professoras bem. São Paulo: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1987. 313p. (Dissertação de Mestrado).