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Um estudo das potencialidades e habilidades no nível da pré-escolaridade e sua possível interferência na concepção que a criança constroi sobre a escrita.

 A tese teve como objetivo estudar as potencialidades e habilidades no nível da pré- escolaridade e sua possível interferência nas concepções que as crianças de 6, 5 e 4 anos constroem sobre a escrita. A pesquisa foi realizada na creche/USP, com uma amostragem de 80 crianças; sendo 20 com 4 anos, 30 com 5 anos e 30 com 6 anos. A coleta de dados teve início em abril de 1991, se estendendo até o final do presente ano. Incidindo, especialmente, nas três áreas seguintes: Linguagem oral, psicomotricidade, incluindo as funções específicas básicas, as concepções que as crianças tinham sobre a escrita e teste de prontidão para a alfabetização. A pesquisadora e sua auxiliar de pesquisa atuaram juntas, uma conversando e dando as instruções às crianças e a outra, documentando as respostas das mesmas. Nos dias em que a pesquisadora dava aulas, uma estudante de psicologia, previamente treinada, ajudava no desenvolvimento das atividades. O primeiro contato do entrevistador com as crianças deu- se através de uma conversa sobre as atividades preferidas pelas mesmas, sobre seus familiares e sobre tópicos surgidos espontaneamente no diálogo. A seguir foram desenvolvidas atividades com bola em que as crianças arremessavam e chutavam, andavam em diferentes ritmos para que seu equilíbrio estático e dinâmico pudesse ser observado. Outros estímulos como manuseio de livros de história e jogos foram propostos para observar o desempenho das crianças nas funções específicas básicas (percepção, orientação espaço temporal, linguagem, esquema corporal e lateralidade). Para conhecer as concepções que as crianças tinham a respeito da escrita foram propostas várias situações: distinguir entre o icônico e o não icônico a partir da apresentação de um livro cuja a capa continha números, desenhos e palavras; apurar se as crianças percebiam o caráter do signo lingüístico, através de perguntas encaminhadas; compreender como as crianças percebem a função da escrita; aplicação de teste ABC, de Lourenço Filho entre outras. O desempenho infantil mostrou se dinâmico e variável de grupo etário para grupo etário, de criança para criança em momentos e situações diversas. Crianças de um mesmo extrato sócio econômico apresentaram também diferentes desempenhos e crianças de diferentes extratos sócio econômico apresentaram desempenhos próximos também. Não sendo regra para nenhuma das possibilidades. Os resultados da pesquisa sinalizam a importância da interação de vários fatores, como: o processo de desenvolvimento infantil, o nível de auto  estima, interesse nas atividades propostas, condições em que o processo de socialização e de construção do conhecimento estavam se dando na criança, a idade, as suas condições físicas entre outros; afetando a prontidão da criança para o aprendizado. Sendo necessário , segundo a autora, entender a criança em seu conjunto.

Nome do Autor: Mariela Lúcia Machado Nicolau
Nome do Orientador: Myriam Krasilchick
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1993
Curso: Livre Docência em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Tese de Livre Docência
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NICOLAU, Mariela Lúcia Machado. Um estudo das potencialidades e habilidades no nível da pré-escolaridade e sua possível interferência na concepção que a criança constroi sobre a escrita. 1993. Tese de Livre Docência (Livre Docência em Psicologia da Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.