Abec

Abec


     

Da relação leitura e fracasso escolar: uma abordagem discursiva.

Este trabalho teve como objetivo investigar a relação da leitura com o fracasso escolar no ensino de primeiro grau. Optou-se pela pesquisa em escolas da rede pública por ser esta a realidade da maioria da população brasileira e por caracterizar o contexto educacional onde as maiores dificuldades são observadas. Para a verificação da prática da leitura como habilidade interdisciplinar relacionada à aprendizagem escolar, a pesquisa foi realizada através de observação-participante das aulas de Português, Matemática, História, Geografia e Ciências, em uma turma de 6ª série do 1º grau, durante o primeiro semestre de 1996. Na tentativa de verificar a relação discurso e prática, foram aplicados questionários às professoras e alunos participantes. No confronto da realidade observada com as concepções manifestadas, concluiu-se que o ensino-aprendizagem da leitura é muito pouco considerado. As concepções de sujeito, de aprendizagem, de leitura, de texto determinam sobremaneira o processo ensino-aprendizagem. Resguardadas as justificativas sócio-histórico-ideológicas, o insucesso do ensino escolar se dá pela deficiente prática pedagógica. Confirmou-se que a responsabilidade pela prática da leitura é atribuída exclusivamente ao professor de Português, sendo que os professores das demais disciplinas, aqui representadas pelas anteriormente citadas, sequer observam método próprio de estudo de texto escrito, material este utilizado pela quase totalidade das aulas. Com o intuito de contribuir para a superação das dificuldades de leitura, em especial, e de outras habilidades envolvidas, em prol do sucesso escolar, propostas pedagógicas são sugeridas.

Nome do Autor: SILVA, Maria de Fátima Santos da
Nome do Orientador: Maria Marta Furlanetto
Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
Estado:
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

SILVA, Maria de Fátima Santos da. Da relação leitura e fracasso escolar: uma abordagem discursiva. Florianópolis: PG em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, 1997. 214p. (Dissertação de Mestrado).