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Percalcos do discurso pedagogico em tempos de indefinição

 O presente trabalho objetivou ser uma contribuição ao debate sobre os pressupostos teórico-metodológicos da atividade docente, na medida em que se propõe a uma análise dos elementos predominantes do discurso pedagógico em vigência atualmente. Considerando que a questão da alfabetização tem sido um dos focos, por excelência, das preocupações pedagógicas, a autora desenvolveu algumas considerações sobre os princípios teóricos que estão predominantemente norteando as propostas de ensino da língua escrita e que guardam estreita relação com os princípios gerais formulados para o ensino, hoje. Para tanto, a autora enfocou três princípios representativos das novas orientações norteadoras da alfabetização: 1º - O aluno constrói o conhecimento; 2º - O professor deve respeitar as características individuais e o ritmo dos alunos nesse processo de construção; 3º - O professor deve respeitar o erro do aluno, porque construtivo. Na análise dos princípios apontados a autora afirmou que não basta que o professor entenda a alfabetização como um processo. É preciso que ele leve também o aluno a percebê-la assim.A autora concluiu que tais princípios, tal como estão sendo proclamados e apreendidos pelo professorado, não apreendem concretamente a realidade humana e têm representado, inclusive, uma negação da própria ação pedagógica.

Nome do Autor: Ligia Regina Klein
Nome do Orientador: Lízia Helena Nagel
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1992
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: KLEIN, Ligia Regina. Percalcos do discurso pedagogico em tempos de indefinição. 1992. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1992.