Abec

Abec


     

Disfunções psiconeurológicas da aprendizagem da leitura e da escrita.

O objetivo da pesquisa foi demonstrar a existência de um quadro específico, a Disfunção Psiconeurológica da Aprendizagem da Leitura e Escrita, caracterizá-lo e apresentar uma sistematização de exame psicológico que permita sua identificação precoce. Descreve e especifica as técnicas empregadas na investigação das disfunções, oferece uma sistematização dos exames a serem usados em psicologia clínica para diagnóstico e orientação. A autora comprova a existência dessa disfunção, aplicando as técnicas em dois grupos de pesquisa: um com "dificuldades" e outro "normal", no que se refere à prontidão para a alfabetização, e comparando os resultados obtidos pelos dois grupos. A autora conclui que os dados apontam a existência de um determinado grupo, entre as crianças em início de alfabetização, que tem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita, apesar de possuir nível mental normal, integridade da aparelhagem sensorial e de não ser portador de distúrbios afetivos; essas dificuldades se devem às disfunções psiconeurológicas da aprendizagem da leitura e da escrita.

Nome do Autor: POPPOVIC, Ana Maria
Nome do Orientador: Enzo Azzi
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1967
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psiconeurologia
Assunto:Dificuldades de Aprendizagem
Referência:

POPPOVIC, Ana Maria. Disfunções psiconeurológicas da aprendizagem da leitura e da escrita. São Paulo: PG em Psicologia, Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letra, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1967. 223p. (Tese de Doutorado).