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Imaginação e leitura: o recurso do faz-de-conta auxilia a compreensão de inferências lógicas inseridas em diferentes tipos de texto?

Estudos sobre a consciência pragmática têm demonstrado que o recurso ao contexto de faz-de-conta exerce uma forte nfluência na compreensão de certas operações lógicas apresentadas isoladamente por parte de crianças ainda bem jovens (Dias, 1988, 1991, 192; Dias & Harris, 1988a, 1988b, 1989, 1990), e que a compreensão das inferências da lógica peoposicional inseridas em textos está condicionada ao teor destes textos. A partir destas considerações, levanta-se a seguinte questão: qual seria o efeito do uso de textos fabulosos e fantasiosos sobre a habilidade infantil de compreensão de inferências lógicas no processamento da leitura? Realizou-se um estudo exploratório da influência de diferentes tipos de textos na compreensão de inferências lógicas em 72 crianças das séries iniciais, divididas em dois grupos: 36 de 2ª série e 36 de 4ª série. Estas crianças foram submetidas a uma tarefa de compreensão de texto, envolvendo silogismos do tipo modus ponens. Para esta tarefa de compreensão foram utilizados três diferentes tipos de texto: narrativa com faz-de-conta sócio-dramático, narrativa com faz-de-conta temático e textos informativos. Após a leitura dos textos, as crianças foram questionadas sobre a compreensão dos silogismos. Contrariando a hipótese inicialmente prevista, os resultados evidenciaram que o tipo de texto informativo, que não permitia o acesso ao recurso de faz-de-conta, foi aquele frente ao qual as crianças obtiveram melhor desempenho nas tarefas de compreensão de inferências lógicas (p<0,05). Como explicação para este resultado, sugere-se que, quando os silogismos são apresentados inseridos em textos escritos, ao invés de contar apenas com o recurso do faz-de-conta, estão presentes outros fatores implicados no processamento textual. aos quais as crianças podem recorrer com auxilio à execução das tarefas de inferência lógica.

Nome do Autor: FILGUEIRAS, Andrea Carla Melo
Nome do Orientador: Maria da Graça Bompastor Borges Dias
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

FILGUEIRAS, Andrea Carla Melo. Imaginação e leitura: o recurso do faz-de-conta auxilia a compreensão de inferências lógicas inseridas em diferentes tipos de texto?. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1998. (Dissertação de Mestrado).