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O desenvolvimento de habilidades argumentativas na escrita infantil.

Estudos existentes demonstram que a produção de argumentação na escrita é uma tarefa particularmente difícil para a maioria dos estudantes entre oito e dezessete anos (Golder, 1992; Golder & Coirier, 1994; Oostdam, de Glopper & Eiting, 1994). A natureza da dificuldade infanto-juvenil com a argumentação escrtia é perticularmente notada no que se refere á produção dos contra-argumentos, consideram aqueles autores. Explicações dadas para esta dificuldade remetem com frequência a dois elementos: a)  papel da descentração cognitiva (capacidade de tomar a perspectiva do outro); b) dificuldades inerentes à condição de produção monológica que tipicamente ocorre na escrita. Deste modo, o estudo atual pretende examinar os possíveis efeitos destes dois elementos sobre a argumentação desenvolvida pelos três grupos de sujeitos investigados (segunda, quarta e sétima série). Especificamente em relação aso contra-argumentos pretendeu-se verificar como as diferentes condições de produção propostas aos sujeitos influenciava a apresentação dos contra-argumentos. De modo mais geral, investigou-se o desenvolvimento das habilidades necessárias à argumentação escrita (produção de justificativas, contra-argumentos, e, respostas escritas). Em primeiro lugar foi feita umadescrição qualitativa das produções, orais e escritas de 48 sujeitos de diferentes séries. Em segundo lugar, umadescrição quantitativa, a qual possibilitou comparar o desempenho dos diferentes grupos de sujeitos. Os resultados obtidos sugerem a possibilidade de que o surgimento tardio dos contra-argumentos na argumentação escrita, seja particularmente influenciado por variáveis realcionadas às condições específicas em que a argumentação escrita é produzida, não só a descentração cognitiva dos sujeitos.

Nome do Autor: VASCONCELOS, Sandra Bezerra de Andrade
Nome do Orientador: Selma Leitão Santos
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

VASCONCELOS, Sandra Bezerra de. O desenvolvimento de habilidades argumentativas na escrita infantil. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1998. (Dissertação de Mestrado).