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Diferenças nas abordagens de ensino afetam a leitura e compreensão de textos narrativos?

Este trabalho objetivou verificar se a leitura e a compreensão de textos narrativos de alunos do 1º grau é influenciada pelas práticas de ensino da leitura adotadas pelas escolas que freqüentam. Os sujeitos da pesquisa foram 120 crianças da 1ª a 4ª série, provenientes de duas escolas com propostas de ensino diferenciadas: Escola A (Psicologia Genética de Piaget), Escola B (Princípios tradicionais de ensino com ênfase na decodificação). A metodologia utilizada se dividiu em dois momentos. O primeiro, denominado pareamento da amostra, constitui de teste de memória verbal, teste de leitura de palavras e de pseudo-palavras, questionários aos pais dos sujeitos e contação das idades. O segundo momento referiu-se à compreensão da leitura de cinco histórias diversificadas. Ao final de seu trabalho, a autora aponta várias diferenças quanto ao resultado das atividades de leitura e escrita realizadas com os alunos das escolas A e B. Dentre essas, a autora afirmou que os alunos da escola B apresentam um rendimento de acordo com a sua idade de escolaridade, em relação à leitura. Já nos alunos da escola A são evidenciadas, mais claramente, as diferenças individuais de cada sujeito.

Nome do Autor: Renata Valadão Leite Archanjo
Nome do Orientador: Lúcia Lins Browne Rego
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:Pernambuco
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ARCHANJO, Renata Valadão Leite. Diferenças nas abordagens de ensino afetam a leitura e compreensão de textos narrativos?. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 1998.