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Educação pré-escolar: análise crítica de dissertações e teses (1973-1983).

A pesquisa se constitui na caracterização e análise de 17 dissertações de mestrado e 2 teses de doutorado defendidas em instituições localizadas nos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, no período de 1973 a 1983. A caracterização individual dos trabalhos identifica os objetivos, a divisão interna do estudo, a colocação do problema, o referencial téorico, a metodologia, as conclusões e recomendações do autor; a análise crítica é feita a partir das categorias: relevância do tema e do estudo, coerência interna, limitações do estudo, generalização dos resultados e viabilidade da proposta. Observa-se no conjunto dos trabalhos analisados maior incidência de estudos sobre os seguintes temas: Monitoria de Mães, Aspectos da Política de Educação Pré-Escolar, Objetivos da Pré-escola e Porposta Curricular. O método empírico é o mais utilizado, mas o tratamento estatístico não ocupa nele a necessária relevância. constata-se uma influência marcante de estudos que defendem a educação compensatória como opção lógica para os programas de atendimento ao pré-escolar. A pesquisa aponta, também, as principais contribuições dos trabalhos analisados, o avanço do conhecimento nos diversos temas, o caráter ainda embrionário das contribuições de alguns trabalhos e aspectos que precisam ser aprofundados

Nome do Autor: ROSA, Lutero de Oliveira
Nome do Orientador: Oscar Serafini
Instituição: Universidade de Brasília
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Educação Brasileira
Referência:

ROSA, Lutero de Oliveira. Educação pré-escolar: análise crítica de dissertações e teses (1973-1983). Brasília: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, 1985. 197p. (Dissertação de Mestrado).