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Análise da avaliação do ciclo básico de alfabetização das escolas estaduais de 1º grau de Minas Gerais.

O estudo teve como objetivo analisar a avaliação da proposta do Ciclo Básico de Alfabetização (CBA), realizada pela Secretária de Estado da Educação de MInas Gerais (SEE/MG) nas escolas estaduais de 1º grau e relatada no documento Ciclo Básico de Alfabetização: Avaliação 85/86 (1987). O estudo envolveu a análise do documento no que se refere aos aspectos metodológicos e substantivos daquela avaliação e sua adequação às diretrizes para ela propostas. Para a análise dos primeiros, foram utilizados padrões de qualidade validados para a realidade educacional brasileira, enquanto a análise dos aspectos substantivos baseou-se nos princípios da educação para a transformação social, que fundamentam a proposta do CBA. Constatou-se que a avaliação objeto de análise atendeu adequadamente 7 dos 15 padrões de qualidade metodológica analisados, satisfazendo parcialmente aos 8 padrões restantes. Seguiu, em sua maior parte, as diretrizes para a avaliação, proposta pela SEE/MG. A análise dos aspectos substantivos evidenciou a preocupação com características significativas de uma proposta de democratização do ensino, voltada para a transformação social: compromisso de ordem sócio-político-cultural, evidenciado pela participação da comunidade no processo decisório; transformação das práticas pedagógicas para atender às necessidades de uma clientela escolar oriunda, principalmente, das camadas populares. Entretanto, a análise do processo do CBA se revelou insuficiente.

Nome do Autor: ALENCAR, Rita Maria de Mello
Nome do Orientador: Lígia Gomes Elliot
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: ALENCAR, Rita Mª de Mello. Análise da avaliação do ciclo básico de alfabetização das escolas estaduais de 1º grau de Minas Gerais. Rio de Janeiro: PG em Educação,Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1989. 82p. (Dissertação de Mestrado).