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O papel da literatura infantil no processo da alfabetização

 RESUMO: Esse trabalho tem por objetivo discutir o papel da literatura infantil no processo de alfabetização, considerando-a como uma entre os muitos tipos de textos que circulam numa sociedade letrada e que permite à criança o aprendizado da língua, através do fluxo da comunicação verbal. A autora ao ter acesso as informações sobre a psicogênese da língua escrita (Emília Ferreiro, Ana Teberosky, Goodman, Hermine Sinclair, entre outros) percebeu a necessidade de uma transformação da prática. Dessa forma, a autora optou em sugestionar alternativas que pudessem minimizar as dificuldades que os professores encontram no trabalho durante o processo de alfabetização, em particular, e durante todo o processo de ensino da língua escrita, de uma forma geral. Os sujeitos da pesquisa foram professores alfabetizadores do município de Pompéia, S. P.. Como metodologia a autora utilizou questionários que foram respondidos pelos professores. A pesquisa leva a conclusão de que são necessários avanços para que a literatura infantil desempenhe seu papel na formação de leitores e escritores competentes. Esses avanços necessários implicam em uma revisão profunda e um esclarecimento das concepções relativas à aprendizagem, alfabetização, língua, leitura e escrita que embasam a ação do professor.

Nome do Autor: Kahori Miyasato
Nome do Orientador: Maria Alice Faria
Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: MIYASATO, Kahori. O papel da literatura infantil no processo da alfabetização. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 1996.