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Estudo analítico do rendimento escolar no ensino fundamental: uma questão revisitada.

O estudo, de natureza descritiva, teve como objetivo analisar e compreender, a partir do ponto de vista dos diretores, vice-diretores e especialistas em educação, as principais causas que contribuíram para o baixo redimento escolar dos alunos, em quantro unidades de ensino fundamental da rede municipal de Urberlândia no ano de 1994. Buscando a cmpreensão desse tema, revisitou-se, inicialmente, pesquisas e estudos realizados sobre o redimento escolar. Verificou-se que, no decorrer dos tempos, esse assunto foi estudado por diferentes pesquisadores, que procuraram compreender e analisar as causas do baixo redimento, sob diferentes concepções e abordagens. Procurou-se, em seguida, compreender o processo histórico da educação municipal, considerando a importância da história enquanto fator de contextualização e compreensão global dos fatos. Investigou-se, uma rede escolar que, de 1979 até 1994, sofreu inúmeras alterações pedagógicas e administrativas, com o objetivo de minimizar os elevados índices do baixo redimento escolar dos alunos. Entretanto, poucas foram as alterações conseguidas nesse sentido. Na terceira etapa do trabalho, apresentou-se as análises e discussões sobre quatro estudos analíticos realizados no cotidiano da escola, a partir do ponto de vista dos diretores, vice-diretores e especialistas em educação. Procurou-se, com isso compreender as principais causas do baixo redimento escolar, uma vez que todas as condições e exigências da escola tinham sido garantidas. Face Às análises pôde-se evidenciar que, em relação às quatro causas apontadas pelos EF e professores como justificativas do br, a primeira, Baixa aprendizagem escolar dos alunos, revelou um discurso equivocado, não chegabdo esses profissionais a um acordo acerca do que venha a ser baixa aprendizagem. Ficou evidente nos discursos o jogo de culpas existentes dentro da escola, que ora tende a excluir, ora a omitir os profissionais dos deveres e responsabilidades com o ato educativo. A segunda, Baixa frequência diária dos professores, por sua vez, foi parcialmente comprovada, pois realmente os elevados índices de faltas existem, mas os EF e os professores não conseguiram apresentar argumentos consistentes para justificar a situação encontrada, iste é, o excessivo número de ausências dos professores no cotidiano da escola. A terceira causa, Falta de autonomia das escolas para gerirem seu processo,  foi totalmente comprovada, pois as análises dos documentos e entrevistas realizadas, não deixaram dúvidas sobre a pseudo-autonomia da escola para gerir seu processo educacional. A quarta e última causa,  Elevada ausência dos alunos na sala de aula, apresentou resultados adversos ao discurso dos EF e professores, pois os números de faltas dos alunos encontrados nos documentos oficiais, retrataram que, em sua totalidade, os alunos possuem um baixo índice de faltas, não podendo assim ser esta causa que esteja contribuindo para o baixo redimento dos alunos. 

Nome do Autor: FARIA, Mirlene Ferreira Macedo
Nome do Orientador: Apolonio Abadio do Carmo
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia
Estado:
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

FARIA, Mirlene Ferreira Macedo. Estudo analítico do rendimento escolar no ensino fundamental: uma questão revisitada. Uberlândia: PG em Educação, Universidade Federal de Uberlândia, 1997. (Dissertação de Mestrado).