Abec

Abec


     

Um estudo de caso na relação entre psicologia e educação: o Programa Alfa

Este trabalho objetivou investigar os movimentos, as rupturas, as afiliações teóricas e eixos temáticos que fundamentaram a atividade teórico-prática da pesquisadora Ana Maria Poppovic (1928-1983) que, no passado recente, esteve voltada para a educação sob orientação da psicologia. Como metodologia a autora coletou materiais produzidos por Poppovic (periódicos, anais de congressos, vídeos, livros... e, principalmente as publicações sobre o Programa Alfa). O Programa Alfa foi o foco de atenção, considerado como uma importante experiência de ensino que exemplifica como Ana Maria Poppovic procurou desenvolver concomitantemente um corpo teórico e uma atuação na realidade da alfabetização. As análises de sua obra, realizada pela autora, demonstrou por quais vias a pesquisa em psicologia foi alicerçando a prática pedagógica, na qual são aplicados métodos e sistematizados conteúdos para garantir a aprendizagem. A autora concluiu ao final de seu trabalho que Poppovic transcedeu a dicotomia existente entre a teoria e a prática e, além disso, segundo a autora, ela pode ser considerada um exemplo de significativa importância para psicólogos que voltados para a educação, venham cumprir com uma função mais abrangente na realidade escolar, para além do tratamento de problemas de desenvolvimento ou ajustamento das crianças à escola, independentemente da perspectiva teórica a que estejam alinhados.

Nome do Autor: Alessandra Pimentel
Nome do Orientador: Maria do Carmo Guedes
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: PIMENTEL, Alessandra. Um estudo de caso na relação entre psicologia e educação: o Programa Alfa. 1998. Dissertação de Mestrado (Pós-graduação em Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1998.