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Reflexões sobre o sucesso da alfabetização : a escola e o contexto cultural de Poco das Antas-RS

O estudo buscou problematizar a noção do alfabetismo, como propiciador do desenvolvimento do indivíduo e da sociedade. A partir de aproximações com estudos culturais, históricos e etnográficos. A autora, realizou a pesquisa analisando as suposições relacionadas a noções de alfabetismo, se elas se sustentavam ou se contradiziam no município de Poço das Antas/RS, o qual, segundo pesquisas do UNICEF, lidera o ranking dos municípios com o maior índice de alfabetização no Brasil. O trabalho procurou responder que condições possibilitaram a população do município de Poço das Antas atingir elevados índices de alfabetismo, num país como o Brasil. O estudo se desenvolveu a partir de duas ações; primeiramente, a posição metodológica adotada a partir da concepção de STREET (1995), contribuíndo para delinear a questão central que condições possibilitaram a existência de elevados índices de alfabetismo em Poço das Antas? Em segundo lugar, o conhecimento do contexto de Poço das Antas foi traçado e retraçado, permanentemente, as questões feitas ao tema de pesquisa. Como instrumento de pesquisa foram utilizados: entrevistas abertas e semi estruturadas, observações, diário de campo e análise documental. As entrevistas foram realizadas com moradores do município; estudiosos sobre o tema pesquisado, professores , diretores e alunos das escolas; autoridades e funcionários municipais; microempresários e empregados de algumas dessas empresas; membros de associações culturais e sociais. Os dados pesquisados revelaram que , em Poço das Antas, não é simplesmente uma instituição da comunidade: é constitutiva de uma cultura que articula com a identidade, o cotidiano e o projeto de vida dessa população. Seu alfabetismo, associado à religião, aos grupos de dança, ao coral ou à aprendizagem de um instrumento musical, identifica uma comunidade cujos valores se centram na organização da vida familiar e comunitária. Fazendo com que a leitura e a escrita sejam moldadas à imagem desses valores, ao contrário da crença generalizada de que é o alfabetismo que modifica a sociedade. Assim, conclui a autora, o conhecimento de que a vida cotidiana das comunidades é produzida desse jeito, que ela é constituída por um modo de fazer profundamente interessado, já que baseado em relações de poder e na ideologia, é que pode ter efeitos sociais mais amplos. Pois é essa forma de conhecer situações e contextos culturais específicos que pode ser utilizada em outras situações e contextos.

Nome do Autor: Clarice Salete Traversini
Nome do Orientador: Norma Regina Marzola
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Estado:Rio Grande do Sul
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: TRAVERSINI, Clarice Salete. Reflexões sobre o sucesso da alfabetização : a escola e o contexto cultural de Poco das Antas-RS. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 1998.