Abec

Abec


     

Avaliação no Ciclo Básico: Concepções de professores e criação de espaços para a discussão coletiva de práticas pedagógicas

RESUMO: Este trabalho objetivou analisar a partir das concepções dos professores de Ciclo Básico, o processo de avaliação da aprendizagem, visando contribuir para a sua melhoria. Os sujeitos da pesquisa foram 117 professores alfabetizadores de todas as escolas de Sertãozinho, SP pertencentes à Delegacia de Ensino desse município. Como metodologia foram aplicados questionários que objetivou identificar as concepções dos professores sobre avaliação e, a existência de traços de concepções teóricas que poderiam estar norteando suas práticas pedagógicas, além dos critérios e instrumentos adotados e dificuldades sentidas na realização desta importante etapa do processo de ensino. Em um segundo momento, foram realizados dois Estudos de Caso nas escolas denominadas A e B, durante o ano letivo de 1993. Foi realizado um trabalho junto aos professores de Ciclo Básico destas duas escolas, nos horários de trabalho pedagógico (HTP), com o objetivo de propiciar condições necessárias para a criação de espaços para discussões coletivas, troca de experiências, leitura de textos, reformular e repensar as práticas avaliativas. E, finalmente foi aplicado novamente o questionário sobre avaliação escolar aos professores alfabetizadores das escolas com o intuito de identificar possíveis alterações em suas descrições iniciais relativas às suas concepções e práticas avaliativas referentes ao processo de avaliação. A autora concluiu que os participantes se comprometeram buscando a melhoria de suas práticas avaliativas, havendo no final do ano letivo uma redução nos resultados de repetência e evasão nas escolas estudadas. Segundo a autora, este trabalho proporcionou aos professores e aos outros participantes, oportunidades de pensar, repensar e agir em grupo.

Nome do Autor: Sandra Mara Bernardi Ortolan
Nome do Orientador: Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Avaliação
Referência: ORTOLAN, Sandra Mara Bernardi. Avaliação no Ciclo Básico: Concepções de professores e criação de espaços para a discussão coletiva de práticas pedagógicas. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1996.