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Ensinar-aprender a linguagem escrita: do movimento do fazer ao saber em movimento.

Este trabalho faz uma reflexão sobre a prática de alfabetização do Núcleo de Educação Infantil da UFRN, em função de seus resultados positivos no que concerne às aprendizagens ds crianças relativas aos processos de leitura e de escrita. A investigação assume os percursos epistemológicos-metodológicos sistematizados por Pernambuco (1994), que concebem o resgate de práticas avançadas a partir da identificação e sistematização de seus elementos organizadores, como possibilidade de elaboração de cohecimento que venham a se constituir em referenciais à reflexão de outras práticas. A reconstituição da dinâmica da prática de alfabetização desenvolvida no NEI, revelou como organizadores-definidores do trabalho pedagógico, os modos de ação de professores e crianças como processos essencialmente pedagógicos e diálogos - mediados pelo outro e pela palavra - constituídos como "relações de ensino", e os modos como a escrita é ensinada-aprendida, superando sua concepção enquanto sistema de representação e inscrevendo-a na vida das crianças como linguagem e atividade simbólico-constitutiva.

Nome do Autor: CARVALHO, Denise Maria de
Nome do Orientador: Marta Maria Castanho Almeida Pernambuco
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Escrita - ensino
Referência:

CARVALHO, Denise Maria de. Ensinar-aprender a linguagem escrita: do movimento do fazer ao saber em movimento. Natal: PG em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1999. 150p. (Tese de Doutorado).