Abec
Abec
A apropriação das habilidades textuais pela criança: fragmentos de um percurso
O presente trabalho é uma pesquisa que tem por objetivo analisar os recursos, estratégias, hipóteses ou dificuldades que a criança, ainda iniciante na produção de sentidos na modalidade escrita, tem ao produzir um texto, ao se deslocar do discurso oral para o escrito, cada um com suas especificidades e características próprias, sendo que a questão central é a investigação do percurso empreendido pela criança na apropriação do texto escrito, das percepções e dos conceitos que apresenta em relação à produção da escrita, tendo como foco a perspectiva do sujeito que aprende. A investigação do processo foi feita em situação de ensino, junto a alunos do 1º ano de escolarização da escola de 1º Grau do Centro Pedagógico da UFMG. A partir de observações participativas e de acompanhamento de atividades de produção textual desenvolvidas em sala de aula foram selecionadas 7 alunos de uma mesma turma, levando-se em conta os diferentes níveis de interação que estabeleciam no processo de produção e de revisão textual. Dentre os dados considerados neste estudo destacaram-se as reflexões infantis em relação a aspectos ortográficos, à tessitura textual e à organização física do texto. A autora observou que, quando inserida num contexto situacional que privilegia um trabalho com a linguagem e não um trabalho sobre a linguagem, a criança é capaz de refletir sobre seu texto escrito e de reestruturá-lo.
Nome do Autor: Gladys Agmar Sá RochaNome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: ROCHA, Gladys Agmar Sá. A apropriação das habilidades textuais pela criança: fragmentos de um percurso. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1998.