Abec
Abec
A (re)construção de saberes no coletivo: resgate de um processo de assessoria pedagógica.
Este estudo tem o objetivo de regastar analiticamente a experiência de assessoria vivenciada pela pesquisadora no Núcleo Educacional Infantil (NEI) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no período compreendido entre 1987-1991, tempo esses configurado em quatro anos significativamente voltados para a construção e reconstrução de saberes no coletivo. Isto constitui uma de suas justificativas, ao lado da relevante contribuição que possa advir da reflexão e análise da intervenção, reconstituindo os elementos da lógica de sua trajetória, ou seja, o movimento da prática. A opção por um metodologia que enfatiza a reflexão sobre a prática, buscando identificar o que influenciava as decisões tomadas pressupõe estabelecer uma relação dinâmica entre prática e construção teórica. O conhecimento é aqui entendido como uma construção de sentido, que se dá através de trocas/interações significativas com o outro e o meio físico e sociocultural, sendo, pois, um processo dinâmico. Aqui pesquisa práticas pedagógicas que formam uma unidade - ação/reflexão/ação - o que aponta para o resgate de práticas inivadoras. A forma de encaminhamento da pra´tica da pesquisadora veio conferir uma leitura que possibilitou romper com uma visão sincrética e/ou puramente descritiva da mesma, igualmente contribuindo para a gestão de novos conhecimentos que oportunizaram uma compreensão dessa prática em um novo patamar, de forma que possa ser socializado para outras e realidades.
Nome do Autor: CARVALHO, Tânia Câmara de Araújo deNome do Orientador: Neide Varela Santiago
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Estado:
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:
CARVALHO, Tânia Câmara de Araújo de. A (re)construção de saberes no coletivo: resgate de um processo de assessoria pedagógica. Natal: PG em Educação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1999. 148p. (Tese de Doutorado).