Abec

Abec


     

A leitura e a escrita como práticas culturais e o fracasso escolar das criança de classes populares: uma contribuição critica

 Este trabalho teve por objetivo apresentar uma análise crítica de alguns dos pressupostos teóricos e pedagógicos que estão na base do projeto do CB e tentar contribuir para o debate de questões relativas à alfabetização de crianças advindas de classes populares. Para tanto, a autora realizou uma análise de teses construtivas que nortearam o projeto de alfabetização do CB e estudou, também, alguns autores estrangeiros sobre a leitura e a escrita nos meios populares e suas supostas conseqüências cognitivas. Ao final do trabalho, a autora concluiu que a escola - agentes políticos e educacionais, não conhece a criança brasileira e até hoje não foi implantado um projeto político para a alfabetização comprometido com as classes populares.

Nome do Autor: Sandra Maria Sawaya
Nome do Orientador: Maria Helena Souza Patto
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1999
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SAWAYA, Sandra Maria. A leitura e a escrita como práticas culturais e o fracasso escolar das criança de classes populares: uma contribuição critica. 1999. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.