Abec
Abec
Em busca da relação entre a construção da escrita pela criança e a prática docente
Visando responder a questionamentos acerca das considerações verbais de professores alfabetizadores sobre a escrita infantil, e ainda, estabelecer relações entre tais considerações e a prática docente, a autora do presente estudo realizou, junto a duas professoras alfabetizadoras de uma escola pública de Curitiba, procedimentos de coleta de dados das falas docentes emitidas em situações de sala de aula e em entrevistas de tipo formais, focalizadas e estruturadas. Foram também coletadas produções individuais dos alunos sobre os quais as professoras emitiram pareceres avaliativos referentes, entre outros, aos aspectos figurativos ou construtivos da escrita e ao processo evolutivo de aquisição da linguagem escrita dos alunos. O material coletado foi analisado e categorizado conforme os três períodos de desenvolvimento da linguagem escrita descritos por FERREIRO (1990), o que resultou na escolha de doze crianças que tiveram uma participação mais efetiva na pesquisa tendo sido observados mais detalhadamente, nos momentos de produção, nas interações em sala de aula, em atividades específicas de leitura e escrita, e em encontros entre eles e as professoras pesquisadas. Os resultados evidenciaram que, ao interpretar escritas de seus alunos, as professoras privilegiam os aspectos figurativos em detrimento dos aspectos construtivos, e que elas buscam explicações para as escritas não-convencionais de seus alunos ao mesmo tempo em que procuram encaminhamento metodológico para reverter tal quadro.
Nome do Autor: Nara Luz Chierighini SalamunesNome do Orientador: Maria Lúcia Faria Moro
Instituição: Universidade Federal do Paraná
Estado:Paraná
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: SALAMUNES, Nara Luz Chierighini. Em busca da relação entre a construção da escrita pela criança e a prática docente. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 1998.