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Alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul (1979-1990) : limites e possibilidades das propostas pedagogicas

O objetivo desta pesquisa foi o de avaliar o tratamento dispensado à alfabetização, no que tange às mudanças na orientação metodológica na rede estadual de ensino do Mato Grosso do Sul, no período de 1979 (ano da instalação do Estado) até 1990, considerando, nesta avaliação, o momento histórico em que as propostas estavam sendo elaboradas e as concepções teóricas que davam base a tais propostas. Por fim, buscou-se examinar se realmente esses projetos chegaram a se efetivar na rede. Os procedimentos adotados foram a análise de livros sobre alfabetização publicados na década 80, o estudo de teses e dissertações em educação defendidas por pesquisadores do Estado do Mato Grosso do Sul , análise de documentos da Secretaria de Educação e entrevistas com os professores e especialistas responsáveis pela elaboração e viabilização das diferentes propostas. A autora concluiu que poucas mudanças ocorreram ma prática efetiva da escola uma vez que a maior parte dos projetos ficaram apenas como proposta não sendo desenvolvidos da forma planejada pelas equipes. Além disso, todos foram abandonados após algum tempo da tentativa de utilização sem que houvesse uma avaliação de seus resultados.

Nome do Autor: Ana Lucia Espindola Rodrigues
Nome do Orientador: Maria Alice Nassif de Mesquita
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:São Paulo
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: RODRIGUES, Ana Lucia Espindola. Alfabetização no Estado de Mato Grosso do Sul (1979-1990) : limites e possibilidades das propostas pedagogicas. 1998. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 1998.