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Os Discursos da Formação Contínua de Alfabetizadores/as: O Papel da Rede Latino-americana de Alfabetização Integral

 O trabalho objetivou compreender o processo de construção do campo de Formação Contínua de Alfabetizadore/as no Brasil, a partir da análise das práticas discursivas produzidas pela Rede Latino-americana de Alfabetização Integral (RLAI), fundada por Emília Ferreiro. Para tanto a autora descreve o papel dos discursos da RLAI na construção do campo, a partir de análise dos textos(8) por ela produzidos sobre "capacitação em serviço do alfabetizador" e de seis entrevistas realizadas com as coordenadoras dos núcleos de SP, RJ, MG, Brasil e América Latina, além de uma consultora, no período formal da Rede Brasil (1991 a 1995). Foram utilizados instrumentos da Análise do Discurso, em especial: o de Formação Discursiva, Enunciado e Regras de Formação Discursiva, descritos por Foucault, articulando-os com o conceito de Campo, de Bourdieu, na sua vertente linguística. A autora buscou analisar a gênese do discurso da formação contínua partindo dos enunciados produzidos primeiramente no campo mais geral da formação de professores e posteriormente no campo específico da formação contínua de alfabetizadores/as, a partir de apropriações/transformações discursivas que o campo construiu de seus autores fundantes: Piaget, Ferreiro e Vygotsky. Concluiu-se que a RLAI teve Ferreiro como o principal elemento de validação para os discursos do campo.

Nome do Autor: Domingos Barros Nobre
Nome do Orientador: Vera M. R. de Vasconcelos
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:Rio de Janeiro
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: NOBRE, Domingos Barros. Os Discursos da Formação Contínua de Alfabetizadores/as: O Papel da Rede Latino-americana de Alfabetização Integral. 1997. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 1997.