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A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal

Esta tese aborda aspectos do processo ontogenético de apropriação da lingua escrita numa perspectiva longitudinal. Tem por fundamento a concepção de língua e de cognição humanas, entendida como processos de construção subjetiva, socialmente mediatizados. Esta concepção coloca em evidência as práticas sociais e, mais particularmente, os processos de escolarização, que modificfam a enunciação, reorganizando e reestruturando os diversos subsistemas nela incluídos. Este trabalho sobre a enunciação se apoia na noção de gêneros discursivos para apreender algumas regularidades e tendências que sistematizam e orientam a linguagem em seus usos. Dois conjuntos de dados são analisados: a) 97 textos narrativos, escritos por 14 sujeitos ao longo de quatro anos de escolarização ("1 a 4" série do ensino fundamentalç); nesses busca-se a descrição do funcionamento de duas unidades linguísticas - a pontuação e os organizadores textuais, marca das operações de textualização; b) 22 entrevistas de explicitação, realizadas durante a 4ª série, nas quais procura-se identificar níveis de reflexividade e de deliberação no processo de elaboração do texto escrito. Os resultados evidenciam transformações ocorridas no nível das operações de planejamento e de textualização e, em conseqüência, em suas relações; simultaneamente os textos tornam-se mais longos e as formas de dizer por escrito se complexificam, tornando-se mais distanciadas e mais refletidas. Pontuação e organizadores textuais seguem uma linha evolutiva rumo à diversificação e à normalização das marcas, refletindo formas mais elaboradas de planejamento textual. No que concerne às entrevistas, constata-se uma diversidade de conehciemntos "meta" sobre a escrita, já apropriadospelas crianças , que remete a um conjunto de saberes e de saber-fazer relacionado com a reflexão sobre a língua e o discurso. O exame das estratégias de construção dos discursos, por sujeitos em escolarização, fornece pistas para se compreender melhor como as crianças passam do diálogo convencional (oral) ao texto monológico (escrito) e como a diversidade dos processos de escrita e a pluralidade de representações das crianças requerem uma variedade de modos de ensino.

Nome do Autor: Cancionila Janzkovsky Cardoso
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2000
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: CARDOSO, Cancionila Janzkovsky. A socioconstrução do texto escrito: uma perspectiva longitudinal. 2000. Tese de Doutorado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2000.